Este esporte simples de ser praticado é a febre do momento e pode ser um grande aliado da sua saúde
Entregue-se a este esporte que carrega uma legião de fãs pelo mundo todo. O bom é que para correr você não precisa de muita coisa, só de um bom tênis e muita disposição. Mas antes de pegar seu par de tênis, o professor Guilherme Arnone chama atenção para alguns benefícios da prática para você ficar ainda mais tentada pela modalidade. Já pensou em ser a próxima a cruzar a linha de chegada?
*Ganhe coxas firmes e panturrilhas trabalhadas
A musculatura dessa região é bastante solicitada durante a corrida. Em dois ou três meses uma discretamente massa muscular aparece. Mas é totalmente possível notar a diferença.
*Garanta mais disposição
Mesmo se você não tiver com muita vontade de correr, não tem problema, faça pelo menos 10 minutos. Com certeza, você vai acabar correndo por mais tempo porque vai ganhar mais disposição. Sabe por que? A corrida funciona com um despertador ao estimular a produção de endorfina – neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar. Mas isto não quer dizer que você precisa acordar e sair correndo, cada um funciona melhor em horários diferentes, é o chamado ciclo circadiano. Portanto, corra no momento do dia que for melhor para você, os efeitos serão os mesmos.
*Tenha um folêgo de gata
Ao correr você acaba exigindo mais de todo o seu organismo. Neste momento os músculos pedem por oxigênio, que funciona como catalisador, transformando a glicose em energia. Os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para dar conta de suprir a necessidade do músculo e para jogar o gás carbônico para fora. Resultado? Com o tempo, o pulmão se acostuma com a sobrecarga e você fica com mais folêgo para ir cada vez mais longe!
*Afine pra valer!
A corrida está entre os esportes que mais perdem calorias. O valor exato, é claro, varia de acordo com o peso, a altura, a idade, o sexo e o passo de cada um. Mas, em média dá para gastar 500 calorias por hora.
*Melhore a saúdes
Existem muitos estudos que ligam a corrida à saúde corporal e que comprovam seus benefícios. Ela pode reduzir os casos de osteoporose, risco de doenças cardíacas, câncer de ovário ou de mama e distúrbios do sono. Quem corre mantém o organismo ativo e não deixa que uma série de mecanismos metabólicos enferrugem. O corpo fica resistente aos ataques de agentes causadores de doenças, sejam eles internos ou externos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário