terça-feira, 14 de junho de 2011

Aproveite o período de molho para se tornar um corredor melhor


Efeito Positivo

Você faz cross training A maioria dos corredores gasta toda sua energia na corrida e nem cogita experimentar uma atividade nova – até o momento em que se machuca e se vê obrigado a adotar o cross training para manter o condicionamento, a boa forma e não enlouquecer enquanto está afastado. Mas, ao trabalhar diferentes músculos com outros esportes, sua corrida também sai ganhando.

Você consegue usar o abdome e a lombar para se projetar mais à frente e, assim, correr mais rápido, por mais tempo e com menos esforço.

Segundo pesquisas, os corredores que completaram programas de treinamento de seis semanas voltados para o core – abdome, lombar e glúteos – são mais velozes nos 5 km do que quem não fez esse treino.

O Retorno Quando receber o sinal verde para voltar a correr, não abandone o cross training. Outra opção é alternar a corrida com natação, deep running (corrida na água) ou ciclismo.

Mesmo quando tiver se recuperado completamente, dedique ao menos um dia da semana ao cross training. Depois das corridas leves, pratique ioga, pilates ou musculação. O tempo está curto? Duas vezes por semana, reduza a corrida em 15 minutos e use esse tempo para outra atividade.

Efeito Positivo

Você presta atenção no corpo Um dos erros mais comuns é insistir no treino mesmo quando o corpo pede uma pausa. Frequentemente, o resultado é uma lesão. Quase sempre os corredores superestimam seus limites e correm mesmo sentindo dores. Enquanto se recupera de uma lesão, você aprende a ouvir seu corpo. Na clínica, o atleta se exercita, perguntamos como se sente, quais desconfortos o incomodam e se estes desaparecem ou persistem.

Dependendo das respostas, recuamos ou prosseguimos. Isso auxilia na prevenção de futuras lesões. O retorno ao primeiro indício de que algo não vai bem, pare de correr por dois ou três dias, recomenda Annie. Opte, então, pelo cross training. Quando retornar, comece com uma corrida ou caminhada em ritmo lento.

Se você puder correr ou andar por 30 minutos sem sentir dor – inclusive no dia seguinte –, aos poucos aumente a distância e o ritmo. Continue a prestar atenção no corpo. Pode ser que você se sinta meio "travado" no começo, mas a tendência é que essa sensação desapareça. O objetivo é não sentir dores após a corrida, nem no dia seguinte.

Efeito Positivo

Você volta mais cuidadoso Fazer um retorno gradual aos treinos – aumentar o ritmo e a distância aos poucos – pode ajudá-lo a acumular volume, mesmo quando você já estiver zerado novamente. É uma lição crucial. Útil inclusive após aqueles momentos em que abandonamos o treino por excesso de trabalho ou férias.

O Retorno Na volta à corrida, comece com um treino leve. Por exemplo, se você costumava correr por uma hora, faça apenas 20 minutos. Reduza o ritmo cerca de 40 segundos por quilômetro e faça intervalos de caminhada, se preciso. Então, anote em um caderno como você se sente nas 24 horas seguintes. Ótimo? Siga com a evolução gradual do treino. Está sentindo dor? Mantenha o treino leve até sentir-se confortável novamente. .

Efeito Positivo

Você aprende a lidar com a negatividade Quando você está machucado, é fácil deixar-se tomar pelo pensamento negativo. Não tem problema sentir-se mal por alguns dias, mas depois é importante encarar a situação. Saiba olhar o lado positivo de uma situação adversa. Essa habilidade será útil quando você passar por alguma situação difícil em um treino ou prova.

O Retorno Para controlar os pensamentos negativos, observe o momento em que eles surgem e interrompa-os imediatamente. Imagine-se apertando um botão de reset [reiniciar, reajustar]. Use esse truque para cortar a negatividade e dar início ao pensamento positivo. Em uma subida íngreme, por exemplo, aperte o reset a fim de mudar o foco da sua lentidão para a força nos seus posteriores de coxa. Pense como eles são fortes e impulsionam você para cima.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário