segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O lado positivo



Participar de uma corrida é uma das atividades mais gratificantes da rotina de um corredor. A expectativa em si já serve como um baita estímulo para os treinos, dia após dia, semana após semana. Isso sem falar no companheirismo inerente à corrida, na sensação de missão cumprida e na bela dose de autoconfiança que você ganha ao cruzar a linha de chegada.
E não importa o objetivo: para alcançá-lo, é preciso muito treino e dedicação. Mas o que muitos corredores ignoram é que há também macetes e regras de etiqueta que podem fazer toda a diferença no dia da prova. Você vai competir neste final de semana? Ou tem em mente uma corrida de 10 km em breve? Com as dicas a seguir – retiradas do livro The Runner's Field Manual (de Mark Remy, Rodale, novembro 2010) –, você vai finalmente superar seus limites no grande dia.

ANTES DA PROVA

Como julgar uma corrida pelo nome
 
Um evento cujo nome contenha palavras como caminhada ou família muito provavelmente contará com corredores iniciantes, fantasiados e atletas ocasionais ou que não levam a corrida tão a sério. Isso também acontece em competições cujo nome é formado por palavras sazonais ou referentes a causas beneficentes, como Natal, paz e diabetes. Por outro lado, uma prova que tenha em seu nome palavras como desafio, montanha ou ultra exige cuidado e deve ser bem mais seletiva. As palavras infantil, kids ou mirim indicam corridas de crianças, e você certamente arrasaria por lá, mas nós não recomendamos essa prática. Já o evento cujo nome inclui a palavra olímpica provavelmente está fora do seu alcance, a menos que você seja um atleta de elite.

Coloque seu nome na camiseta
 
Quer se destacar na multidão? Então ponha seu nome na camiseta. Você pode escrevê-lo com um marcador permanente (para que o tecido não manche com o suor), mas lembre-se de que a tinta não vai mais sair da roupa. Pedaços de fita isolante também são uma opção, mas eles podem se soltar no meio da prova e formar palavras sem sentido.

Conheça os percursos

- Ponto a ponto: A competição começa em um local e termina em outro. No Brasil, a Maratona do Rio de Janeiro é um bom exemplo desse tipo de percurso. No exterior, temos as maratonas de Boston e Nova York.
- Ida e volta: A competição começa em uma direção e, depois, percorre-se o mesmo trajeto no sentido inverso. Exemplo: a etapa paulistana do Circuito das Estações Adidas.
- Alça: A corrida começa e termina no mesmo local e o trajeto forma uma grande alça. Exemplo: São Silvestre.
- Minhoca: Forma de percurso com muitas variações de direção e de altimetria. Um exemplo é a Maratona de Curitiba.

Escolha o hotel certo
Dica rápida
Você pode se sentir tentado a correr com uma camiseta sobre uma causa que você defende. Ok, desde que você não se importe em ouvir coisas do tipo: "Vamos lá, Diabetes, falta pouco!"


É claro que você quer ficar no hotel mais próximo possível da linha de partida. Mas, se não conseguir encontrar um que fique a uma distância a pé da largada, compare preço versus tempo, custos e estresse de se deslocar na manhã do dia da competição até o local da prova e escolha a opção menos estressante.
Peça um quarto que fique longe de máquinas de gelo ou elevadores.
Assim que estiver no quarto, tire da mala todo o seu equipamento de corrida. Se você tiver esquecido algum item importante, esse é o momento de perceber isso.
Use bolinhas de tênis para ajudar na massagem. Apoie um pé no chão e o outro na bola. Deslize-a para frente e para trás enquanto pressiona levemente a bolinha contra o chão.


DIA DA PROVA

Antes de dormir 

Fixe o número de corredor na camiseta que pretende usar.
Se já estiver com o chip, prenda-o no tênis.
Separe todas as roupas e os equipamentos que você vai usar pela manhã, da cabeça aos pés, inclusive o relógio ou o GPS.
Se você levou alimentos ou bebidas especiais para consumo no café da manhã, certifique-se de que eles estejam à mão.
Separe outras coisas que tenha de usar pela manhã, como vaselina, protetor solar, curativos ou protetores de mamilo, solução para lente de contato ou géis energéticos.
Se pretende levar uma mochila para a prova, organize-a antecipadamente. Coloque tudo que possa precisar (como luvas, bonés, óculos escuros e manguitos) mesmo que a chance de realmente usar seja mínima. Pendure a mochila na maçaneta da porta. Assim, você não esquece de pegá-la quando estiver de saída.
Revise seus mapas ou coordenadas. Verifique se você sabe aonde vai e de quanto tempo precisará, aproximadamente, para chegar ao local da competição.
Programe dois despertadores: o alarme do relógio de corrida e/ou do telefone celular e acione o serviço de despertador da recepção do hotel ou peça a um amigo para ligar para você.
Se for de carro, veja se há estacionamento no local (nem todas as provas oferecem esse serviço) e chegue cedo. Se for de táxi, marque um horário com um taxista um dia antes. Não conte com um carro o esperando no ponto às 5h30 da matina. Se a ideia é usar o transporte coletivo, verifique a linha de ônibus ou de metrô com antecedência.

Tente não se perder
 
Encontrar a largada e a área de registro/retirada do número de competidor e chip pode ser um desafio. Independentemente do meio de locomoção, entre no Google e imprima o mapa e as coordenadas para chegar ao local da prova na noite anterior à competição, mesmo que conheça (ou ache que conheça) o caminho. Se tudo der errado, dirija-se ao local mais próximo da corrida e siga o fluxo de carros ou de atletas com camisetas de prova.
Dica rápida
Se tem na mochila um objeto cujo sumiço faria você amaldiçoar toda a humanidade, não deixe esse objeto no guarda-volumes.

Coloque uma identificação visível na mochila para que ninguém a leve por engano. Assim como acontece nos aeroportos, muitas mochilas são parecidas.

Guarda-volumes

Muitas competições oferecem serviço de guarda-volumes, um local relativamente seguro onde o atleta pode deixar a mochila (própria ou a dada com o kit da prova) enquanto compete. Assim, o corredor pode tirar o excesso de roupas antes de começar a correr, em vez de jogá-las fora, e guardar uma troca de roupas secas, dinheiro e outros objetos.

Sobreviva à largada
 
Praticamente toda competição consiste em uma multidão frenética e compacta de corredores confusos pela adrenalina, que tentam ultrapassar uns aos outros. Mesmo que você comece em ritmo moderado, esperar com paciência até a multidão se dissipar dificilmente vai garantir sua segurança. Se você tentar ultrapassar um corredor que esteja usando um MP3 e desconfiar de que ele não está ouvindo você, simplesmente estique a mão e toque o braço ou o cotovelo dele. Esse é o gesto internacional para dizer "eu estou aqui. Uma confusão não seria bom para nenhum de nós". Correr com um imenso bloco de atletas é como o trânsito de carros. Mantenha os olhos abertos e os ouvidos atentos e tente prever possíveis problemas antes de eles acontecerem.

Arremesso de roupas
 
Nas provas no exterior, é comum, em dias mais frios, ver corredores tirando algumas peças de roupa e arremessando-as por sobre a cabeça de todo mundo, pouco antes ou logo depois do início da corrida. A ideia é vestir roupas velhas e "descartáveis" para ficar agasalhado enquanto se aguarda o início da prova. Você pode entrar na onde sem se sentir culpado: na maioria das competições, a roupas jogadas são recolhidas e distribuídas a instituições de caridade. Apenas tente ver onde está jogando seu casaco ou sua camiseta. Nenhuma pessoa que acorde bem cedo para assistir ao início da maratona merece ter o rosto atingido por um moletom velho e fedido. A melhor maneira de arremessar a roupa é fazer com que ela descreva uma trajetória curva e graciosa.

Corra nas tangentes
 
Em um treino de rotina, você está em um canto de um estacionamento vazio e quer passar para o lado oposto. Você: (a) percorre um lado do estacionamento até chegar perto do próximo canto, faz uma manobra de 90 graus e depois passa para o outro lado? ou (b) percorre uma trajetória em linha reta até o outro lado? A resposta, é claro, é a letra b. Atravessar em linha reta é a maneira mais rápida e eficiente de cobrir a distância. Nas pistas de corrida, isso é chamado de "correr nas tangentes", ou seja, nas curvas, escolha uma linha reta entre o início e o fim dela. Em competições longas, como maratonas, essa economia de tempo pode chegar a vários minutos.

DEPOIS DA CORRIDA

Tenha modos ao desaquecer
 
Ao finalizar uma prova, especialmente se você guardou energia para aquele sprint final, se jogar no chão após cruzar a linha de chegada não é a melhor alternativa (embora seja uma opção tentadora). Um desaquecimento é fundamental para reduzir aos poucos sua frequencia cardíaca e ajudar a evitar lesões. Porém, algumas pessoas consideram falta de educação terminar uma corrida, pegar a medalha e trotar no sentido inverso quando outros corredores continuam seguindo o fluxo da competição. Mas tudo depende de como você faz esse desaquecimento.

NÃO VALE – Fazer meia-volta com a medalha no peito e ignorando os corredores que ainda competem, então sua atitude pode soar arrogante. Ok, você chegou lá, mas não precisa ficar se gabando para aqueles que estão lutando para dar uns últimas passadas.

VALE - Trotar no sentido inverso incentivando os outros corredores, com frases como "Vamos, falta pouco!!!", "Parabéns, está quase lá!". Mas atenção: isso só é permitido se você não interfere no trajeto dos corredores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário